quarta-feira, 24 de julho de 2013

Resenha - Memórias de um Amigo Imaginário

Nome:Memórias de um amigo imaginário
Autor: Matthew Dicks
Editora: iD
Páginas: 432

Sinopse

    "Enquanto Max acreditar em mi, eu existo. Posso precisar da imaginação do Max para existir, mas tenho os meus pensamentos, as minhas ideias e a minha vida, tudo isso separado dele.
     Max não gosta de gente da mesma forma que as outras crianças gostam. Ele gosta das pessoas, mas bem de longe. Quanto mais afastado alguém ficar de Max, mais ele vai gostar dessa pessoa.
     Nós dois não gostamos da Sra. Patterson, mas ultimamente ela e Max estão estranhamente próximos. Isso não é normal, muito menos para alguém como o meu amigo. Ele corre perigo, tenho certeza."

Sobre o livro

     Max é um menino de nove anos com alguns problemas. Ele tem problemas para conhecer outras crianças. Problemas para se socializar com os colegas de escola. Sérios problemas com escolhas. E o principal problema: crescer.
     Max compreende o mundo ao seu redor de forma diferente de qualquer outra pessoa, ele não entende sarcasmo. Max só te um amigo, Budo e ele é imaginário.

Budo nasceu quando Max tinha quatro anos e desde então são grandes amigos. Max imaginou Budo um pouco parecido com ele mesmo e mais velho, quase um adolescente. Budo não dorme e atravessa portas, Max imaginou assim e assim foi feito. Budo esta em todos os lugares com Max e o ajuda em diversas tarefas do cotidiano como fazer uma escolha (todas as escolhas são difíceis para ele, mesmo as mais fáceis) e quando ele precisa fazer cocô na escola, pois ele não consegue usar se tiver alguém no banheiro, então Budo fica de tocai do lado de fora e se alguém chegar perto ele avisa.

Budo gosta de sair de noite, ele sempre visita o hospital, ou o posto de gasolina depois que Max dorme, às vezes assiste TV com os pais de Max. Essa convivência com o mundo o faz não mais inteligente, mas entender os adultos e o mundo ao seu redor melhor que Max.
Até que um dia Max começa a agir de forma estranha (mais que o habitual) e entre uma troca de aula ele pede para que Budo não o siga. Preocupado, o amigo o segue as escondidas e o vê indo para o estacionamento. Assim, por livre e espontânea vontade, Max entra no carro de uma professora.
E não volta.

A escola vira uma completa bagunça, com policias por todo lado e milhares de hipóteses são levantadas sobre o que possa ter acontecido com Max, e Budo é o único que sabe quem era o professor.
Budo é a única esperança de Max. O único que pode salva-lo, e assim salvar a si mesmo, afinal de contas, se alguma coisa acontecer com Max, ele certamente vai desaparecer. Ele não consegue se comunicar com nenhuma outra pessoa além de Max e outros amigos imaginários, então como ele vai salvar Max?
 
Memórias de um amigo imaginário é diferente de tudo que eu já li, quero dizer a ‘mitologia’. Nunca li nada sobre amigos imaginários e piorou uma estória em que o mesmo é o personagem principal, adorei a ideia. E eu sempre adoro livros em que o personagem principal é criança, apesar de ver muitas coisas saindo de noite e ‘conhecendo’ outros adultos além dos pais de Max, Budo tem uma visão muito inocente, isso é uma das coisas que mais me agradou no livro. Ah, também gostei de Budo ter uma espécie de ‘crise existencial’ em algumas partes do livro. Um ponto negativo é que o autor se repete muito, o que em certo ponto, deixa a leitura um pouco maçante, mas com certeza vale a pena ser lida. Eu gostei muito, principalmente do final. 


Só achei dois defeitos nesse livro.
1º- O fato de a história só começar de verdade na página 142-143 e de o autor manter um ritmo lento sobre toda a estória
2º- O fato de ter muito erros, tanto ortográficos quanto repetição de palavras.

Mas tirando isso, foi um dos melhores livro que já li e recomendo para todos!



5 comentários:

  1. Me parece um ótimo livro e acho que deve ser bem divertido ler a historia narrada do ponto de vista de alguém imaginário

    ResponderExcluir
  2. Realmente parece um bom livro. Me empolguei pelo fato do protagonista ser tão novo, atualmente é quase um clichê a faixa-etária de 13 à 17. No entanto, os defeitos que você comentou tiraram um pouco do meu ânimo.

    Adorei o blog, e já estou seguindo.
    Beijão.

    enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Sara, é com certa tristeza que venho comunicar que nossa parceria esta desfeita. Não que eu não goste do blog , mas como esta visível ele caiu em desuso . Caso você volte a usa-lo ficarei satisfeita em retomar a parceria .
    Ass: http://umavidanoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tem uma tag pra vc lá no meu blog ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá sou dona do blog Apenas uma Leitura(apenasumaleitura.blogspot.com.br)r lhe indiquei a uma brincadeira entre blogs : http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/2013/12/vamos-b.html ... Espero que participe, amei seu blog , um beijão

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)
Não xingue!
*Não, eu não vou ficar extremamente triste, não vou me cortar e nem criar um tumblr com fotos e frases depressivas se você me xingar.